Agir e Calar

mai 17, 2024

2023: 150 anos de fundação da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo)

1 - 2

No dia 19 de março de 1873, o teólogo Leonardo Murialdo fundou a Congregação de São José no Colégio dos Artigianelli, na capela de São José em Turim (Itália). Ao seu lado estavam os padres Giulio Costantino, Eugênio Reffo e Sebastiano Mussetti, os clérigos Marcello Pagliero e Giuseppe Milanese, além dos jovens Ernesto Canfari e Natale Leone, que iniciaram o noviciado.

Passados 150 anos desde aquele humilde e discreto começo no interior do Colégio dos Artigianelli, o carisma e a missão de Murialdo continuam vivos através dos religiosos Josefinos, das irmãs Murialdinas, dos leigos amigos de Murialdo, das mães apostólicas e ex-seminaristas, entre outras organizações.

O ano de 2023 foi marcado como um ano jubilar, repleto de festividades para a Família de Murialdo. Em comemoração aos 150 anos da fundação da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), ocorreu, de 15 a 19 de março, na Itália um evento com representantes da Família de Murialdo de todas as Províncias, Vice-províncias e Delegações. O encontro contou com a participação da Província Brasileira, representada por mais de 50 pessoas, entre religiosos e leigos.

Na sexta-feira, dia 17 de março de 2023, houve uma audiência do Papa Francisco com a Família de Murialdo. O Sumo Pontífice dirigiu seu discurso aos membros da Congregação em celebração aos 150 anos de fundação: “Encontramo-nos no 150º aniversário da fundação da vossa Congregação. De fato, em 19 de março de 1873, San Leonardo Murialdo fundou a Pia Società Torinese di San Giuseppe para cuidar principalmente das crianças, adolescentes e jovens pobres e abandonados. Este momento me faz recordar o "fogo" - por assim dizer - no coração de Turim, no Piemonte, onde muitos santos surgiram!”

Em uma parte de seu discurso, o Santo Padre recordou que na abertura do Ano Jubilar Josefino havia exortado os membros da Congregação a cuidarem dos mais jovens, que hoje mais do que nunca necessitam de testemunhas credíveis.

Ao se referir ao carisma Josefino, o Pontífice destacou: “Gostaria de enfatizar um último valor importante do vosso carisma: a doçura paterna da caridade. Que a busquem e a vivam entre vós, num espírito de fraternidade, e a exerçam em relação a todos. Sejam como Maria, nossa Mãe: ao mesmo tempo fortes no testemunho e doces no amor”.

A celebração festiva dos 150 anos aconteceu tanto em Roma quanto em Turim, refazendo-se os passos de Murialdo. O grande encontro encerrou-se com uma missa solene na igreja da Salutte,  junto à sepultura de São Leonardo Murialdo.